19 de fevereiro de 2010

O Percurso Pedestre


No passado dia 10 de Fevereiro, nós, os alunos do Património Natural do Projecto “Penamacor na História e na Lenda” e a Técnica da ADRACES, deslocamo-nos até à vila de Penamacor a fim de solucionar o problema que nos foi levantado na visita anterior.
O problema passava por desrespeitar o artigo 22º do regulamento de Homologação de percursos pedestres, que não autoriza a passagem do percurso por alcatrão. Este problema foi solucionado ao encontrarmos um caminho alternativo que respeitas o regulamento.
Relativamente, ao percurso é importante dizer que sofreu uma alteração para que possa passar na Porta da Vila, de forma a auxiliar e favorecer o grupo do Património Construído.
Durante o decorrer do percurso utilizamos um GPS para que pudéssemos traçar a trajectória e posteriormente utiliza-la no Google Earth para uma melhor visualização e marcação do mesmo.
A realização do percurso novamente teve um outro objectivo, fazer um levantamento da fauna e da flora embora este objectivo não tenha sido completamente realizado pois apenas observamos não registamos as nossas conclusões. Embora não tenhamos procedido ao registo das nossas observações, ficamos elucidados sobre toda a fauna e flora para que numa futura realização do percurso seja mais fácil a sua identificação e averbamento.

1 comentário:

  1. Caríssimos jovens
    Permitam-me que vos deixe aqui expresso, os meus parabéns por esta iniciativa e outras futuras. É de Louvar.
    Já há uns tempos , numa das minhas cartas abertas ao Sr. Presidente da C.M.Penamacor, que o alertei para as magníficas condições que Penamacor têm, para oferecer aos amantes do pedestrianismo.
    Jovens, se puderem e gostarem, não percam a oportunidade de um dia visitar a Serra da Freita, no concelho de Arouca, considerada a capital do pedestrianismo. Têm um bonito parque de campismo, o parque do Merujal, e a partir dali, em caminhadas, observem a variedade e a riqueza dos percursos. Rio Caima, Convento de Arouca, Frecha da Mizarela, Pedras Parideiras, etc.
    Não tenham problemas em ver o que de bom existe, e que sirva de inspiração. Façam por Penamacor o que Penamacor merece e deseja.
    Continuem com força.
    Ao vosso dispor
    Zé Morgas
    Ps:
    Nessa última foto, se bem me recordo, não é a Fonte da Ferranha?

    ResponderEliminar