- Grupo Património Natural - Daniela Geraldes
- Grupo Património Construído - Carla Salvado
- Grupo Património Imaterial - Carolina Rico
Grupo Património Natural - Daniela Geraldes
"Na minha opinião o projecto está a correr bem. No entanto ainda é um pouco cedo para falar nisso. Embora o meu grupo já tenha chegado a um acordo sobre os temas que vamos tratar ainda não pensamos bem a maneira como os vamos apresentar, mas isso vai surgindo com o tempo. Agora vamos apenas preocupar-nos com a pesquisa. É um projecto bastante interessante e que a mim me motiva porque vamos tentar divulgar e "vender" o concelho onde eu nasci.
Até agora o único problema que houve em decidir as áreas que íamos trabalhar, felizmente já ultrapassamos o problema.
Foi bastante engraçado termos aparecido no jornal e agora que uma grande quantidade de gente sabe do projecto não podemos fracassar. Espero sinceramente que este projecto corra bem até porque é do meu e do interesse de todos. Para ficar um projecto do nível que ele merece era mesmo termos o acompanhamento de alguém famoso certamente que vai correr bem!"
Grupo Património Construído - Carla Salvado
"O projecto encontra-se ainda numa fase muito primitiva, onde predomina o planeamento, pelo que se torna um pouco maçudo. Estão ainda, nesta fase, a surgir dúvidas quanto ao futuro do projecto, uma vez que muitas das nossas ideias não poderão ser feitas e muita da pesquisa não será aproveitada para o DVD, pelo que muito do trabalho realizado parece em vão.
Neste momento, o projecto não está a responder às expectativas iniciais."
Grupo Património Imaterial - Carolina Rico
"O projecto “Penamacor na História e na Lenda” despertou o meu interesse devido ao seu carácter dinâmico, inovador, pela possibilidade de contacto directo com a população (através de entrevistas) e participação em workshops que não só poderão ser úteis numa futura carreira profissional como também proporcionaram uma experiência única e interessante.
Estando o projecto numa primeira fase, reconheço que é estritamente necessário planificar todo o projecto e preencher relatórios, sendo essa a nossa única tarefa. Espero no entanto, que futuramente o nosso trabalho venha a adquirir um carácter mais dinâmico com o inicio da pesquisa.
Como principais pontos positivos posso assinalar o espírito cooperativista e interessado do grupo (Património Imaterial), que participa activamente na recolha de ideias e formas de concretização, levantamento de problemas e possíveis soluções, divisão de tarefas, responsabilidade e organização.
Também temos tido um grande apoio dos orientadores do projecto, facultando livros, transportes, contactos, e facilitando em muito a concretização das nossas ideias, até as mais ousadas, permitindo-nos “sonhar, quase sem limites”.
Os pontos negativos e as dificuldades que encontramos por agora foram principalmente ao nível do local de trabalho. A sala de aula onde o trabalho está a decorrer está equipada com computadores, e armários onde podemos guardar os nossos livros, no entanto viemos a descobrir que o espaço é demasiado pequeno para os três grupos de trabalho poderem expressar-se sem se interromperem mutuamente ou perturbarem de alguma forma o trabalho dos colegas.
Foi inclusive necessária a deslocação do nosso grupo para uma outra sala, a fim de efectuarmos o início da pesquisa de músicas tradicionais (sendo fundamental que todos os membros do grupo ouvissem as músicas seleccionadas, sem perturbar o trabalho dos restantes grupos). Esta mudança revelou-se extremamente produtiva - o grupo estava mais concentrado e participou ainda mais activamente na discussão de ideias.
Para ajudar a nossa pesquisa gostaria, se possível, que se efectua a deslocação de alguns entrevistados ao nosso local de trabalho, durante o período lectivo, ao invés de ser sempre necessária a deslocação do grupo para as diferentes freguesias, fora do tempo lectivo, uma vez que o trabalho extra curricular tem sido muito, e muito exigente, este ano, para todas as disciplinas, tornando o nosso tempo livre muito escasso e necessário para o estudo e realização de mais trabalhos.
As minhas perspectivas para o nosso trabalho são elevadas, mas espero que realistas: um projecto dinâmico, jovem, repleto de oportunidades e experiências úteis e de grande interesse; a possibilidade de trabalhar lado a lado com profissionais nas diversas áreas; um projecto final que seja capaz de mostrar ao mundo o melhor do nosso concelho e que represente um motivo de orgulho para os seus intervenientes."