24 de março de 2010

Os dois Workshop's

"Dicção e colocação de Voz"







"Manuseamento de uma Maquina de Filmagens"



Nota: Um agradecimento especial ao Pedro Falcão, pela amabilidade e disponibilidade, que teve em partilhar com o Grupo os seus conhecimentos nos dois Workshops aqui mencionados.

10 de março de 2010

Uma aula sobre Cinema com Joaquim Leitão

No dia 26 de Fevereiro, durante mais de uma hora, todo o Grupo que integra o Projecto – "Penamacor na História e na Lenda", teve o privilégio de assistir a uma aula de Cinema com o conceituado realizador português Joaquim Leitão. Transmitiu-nos alguns conceitos básicos e aspectos técnicos que deveríamos ter em conta durante a pré-produção, realização e pós-produção do nosso documentário. Foi um momento único, para todos nós, que integramos este projecto, traduzindo-se numa mais-valia, pela experiência, ensinamentos e conselhos transmitidos.
Em nome de todo o Grupo, expressamos aqui ao Joaquim Leitão, e à boa moda Beirã, o nosso Bem-haja pela sua simpatia, amabilidade, gentileza e principalmente pela partilha que fez connosco dos seus conhecimentos…




A Opinião do Grupo Património Natural
"Relativamente à palestra dada pelo Realizador de Cinema Joaquim Leitão, o grupo do Património Natural considerou que foi uma mais-valia para a fase do projecto que se aproxima – As Filmagens para a realização do DVD.
Foi através da actividade que tivemos as primeiras noções do processo complexo que é a realização de um filme/documentário. Ao longo da palestra foram esclarecidas questões no que diz respeito a luz, cenários, som, voz, entre outras.
Por fim dizer que foi um prazer poder ouvir as palavras de uma personalidade portuguesa tão ilustre na 7ª Arte e que todos os esclarecimentos nos foram bastante úteis."


A Opinião do Grupo Património Construído
"O nosso grupo considera que a visita do Sr.º Joaquim Leitão foi muito importante para a consolidação do projecto. Visto que a sua experiência na área de filmagens seria uma mais valia para o projecto, devido ao trabalho que ele desenvolve, e que é bastante reconhecido por todo o país. Contudo, pensamos que o Joaquim Leitão não se debruçou muito sobre o nosso projecto e utilizou termos técnicos em relação aos quais nós não estamos familiarizados, ficando assim com questões em aberto sobre possíveis dicas para a realização do projecto."

A Opinião do Grupo Património Natural
"No passado dia 26 de Fevereiro os alunos envolvidos no projecto “Penamacor na História e na Lenda” tiveram oportunidade de assistir a uma palestra com a presença do ilustre realizador cinematográfico Joaquim Leitão, que relatou um pouco da sua experiência profissional, incluindo algumas dicas para a realização das filmagens. A palestra revelou-se bastante útil e interessante para os alunos."